Colecionador de bonecas Monsters High fala sobre acervo
- maniaadecolecionad
- 26 de abr. de 2017
- 4 min de leitura

Colecionador de Monsters High fala sobre acervo em entrevista (Foto: Rafael Franco)
A gente conta esta semana a história do Rafael Franco, colecionador de bonecas Monster High, desde 2015. Em menos de dois anos, o acervo do vendedor já conta com mais de 240 exemplares da boneca. Ele que também é dono de outras belas coleções, contou que as bonecas trouxeram mais cor à vida dele.
“Desde que comecei a colecionar Monster High, não imaginaria o quão longe poderia ir. Nunca imaginei que um dia tivesse tantas bonecas. Definitivamente elas são umas das minhas maiores alegrias. Monster High trouxe uma cor em minha vida e me fez ver que a beleza está em vários formatos, cores e estilos.” – disse o vendedor
É muito raro o caso de pessoas que nunca ouviram falar dessas bonecas, mas só para dar uma breve aula sobre o assunto, a Monster High é uma franquia de "fashion dolls" desenvolvida pela Mattel, em 2010. A fabricação gira em torno de personagens inspirados em monstros lendários e de filmes de terror, encarnados como adolescentes na fase escolar.
Para Rafael, a intenção de começo não era colecionar as bonecas, porém, como colecionar nato, aproveitou uma promoção para iniciar seu acervo.
"Comecei a colecionar no primeiro semestre de 2015. Eu já conhecia as bonecas e gostava, mas tinha aquele bloqueio de comprar até porque não tinha aquele intuito de colecionar, ai vi uma promoção e comprei 8 de uma vez só!"
Galeria de bonecas do colecionador Rafael Franco (Fotos: Rafael Franco)
Para exibir sua coleção e manter o contato com outros colecionadores, o fã criou uma conta em uma rede social, @rafamonster, onde disponibiliza uma espécie de “ensaio fotográfico” das bonecas. Além disso, algumas delas são registradas em momentos cotidianos, como por exemplo um passeio ao parque ou até mesmo, atuando como DJ.
“Bom, eu criei porque gosto de fazer "Photoshoots" delas. Gosto de fotografa-las em poses como se elas tivessem vida no mundo delas. Até porque muitas versões vem com cabelo bagunçado, cheio de colas e eu cuido e restauro os penteados e após todo esse processo, gosto de registrar em fotos todos os detalhes. Como um portfólio." - diz o colecionador.
Fotos postadas na rede social do colecionador (Fotos: Rafael Franco)
Boa parte dos itens do acervo de Rafael são comprados por meio de grupos de vendas pela internet. Os vendedores/colecionadores acabam fazendo amizade e conhecem o perfil de cada um dos compradores. Outra parcela é importada de outros países, já que não são lançadas no Brasil. Foi por esses meios que ele conseguiu os itens mais raros de sua coleção.
“O mais difícil foi conseguir, foram as primeiras versões lacradas dos personagens principais, lançadas em 2011. Essas bonecas foram relançadas depois, por causa disso, eles tiveram o rostos modificados, com aspecto mais ‘fofos’, alguns acessórios foram retirados e perderam a qualidade.”

Comparação da primeira versão à terceira, da esquerda para direita (Foto: Rafael Franco)
É claro que manter uma coleção não é fácil, principalmente se ela for tão grande como a do Rafael. Gastos, responsabilidade e espaço realmente comprometem em muito, a vida dos colecionadores. Mas acima de tudo isso, algo que não pode faltar é disposição e amor. Quando perguntamos para o nosso entrevistado o que o acervo dele representa, o vendedor descreveu as bonecas como uma salvação para questões e conflitos que precisou enfrentar na infância.
“Minha coleção significa a parte mágica e ilimitada da minha vida. Minhas bonecas representam toda minha infância na qual nunca tive bonecas, por toda essa cultura de que existe brinquedo de menina e de menino, o que acho uma grande besteira. Colecionar Monster High me traz vida, não só porque gosto dos personagens ou acho bonitas, mas a mensagem que a marca traz é de amor e aceitação, seja da forma que você for. Em Monster High nós celebramos as esquisitices de cada um! Ninguém te julga por ser diferente, até porque ninguém é igual.” - explica o colecionador
Mas não são apenas Monsters High que Rafael coleciona. Ele reúne também outros tipos de bonecas e vários produtos de artistas que admira, como por exemplo, a cantora Lady Gaga. “Coleciono uma outra linha de bonecas da Mattel, as Ever After High, que são as filhas das princesas, oposto das Monster High que são as filhas dos monstros. Coleciono itens da cantora Lady Gaga, que vão de revistas, perfumes, camisetas, posters, livros, LP's, boxes, edições limitadas, censuradas e edições de vários países. E também coleciono CD's de música pop em geral.”
Haja coleção, em? Mais impressionante que tudo isso, são os números. Juntando todo o acervo de Rafael já são mais de setecentos itens, um verdadeiro paraíso para os colecionadores e admiradores. De Monster High são, atualmente, 243, itens da cantora Lady Gaga mais de 250 e CDs e DVDs de outras (os) cantoras (es) já ultrapassam 240.
“Em relação a Lady Gaga, cada item traz uma memória. Cada CD ou revista me traz um momento que vivi em minha vida, e o sentimento que tenho por Gaga é de eterna gratidão. Ela me fez ser aceitar a mim mesmo do jeito que eu sou e ser feliz, e isso eu carregarei em meu coração todos os dias da minha vida!”
As outras coleções de Rafael Franco (Foto: Rafael Franco)
E para corresponder as expectativas de quem é fã da cantora Lady Gaga e das bonecas Monster High, a empresa Mattel lançou em 2016 a Zomby Gaga, versão doll/monster da cantora. O produto foi feito em parceria com a irmã de Gaga, Natali, e segundo a cantora, terá elementos inspirado no Zombie Boy, modelo que apareceu no videoclipe de Born This Way, e levantará fundos para a ONG fundada por Gaga, a Born This Way Foundation.
Boneca Zomby Gaga, lançamento da Mattel (Fotos: Rafael Franco)
コメント