'Elvismaníaco' conta como era colecionar antes da internet
- Gabriel Fernando
- 20 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

"Pequena" parte da coleção do Elvis de Larte (Foto: Laerte Machado)
Milhares de pessoas colecionam os mais diferentes objetos em toda parte do mundo, mas o que leva a elas fazerem isso? Colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples " hobby " diríamos assim, mas trata-se de uma atividade mais profunda e importante, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência onde desenvolve o aprendizado, caracterizando assim uma atividade cultural por excelência, é o que diz Laerte Machado, 45 anos, um dos maiores colecionadores de peças do Elvis Presley no Brasil.
“Eu sou fã do Elvis desde meus 05 anos, e colecionar também é um vício para mim. Já aconteceu de sair DVD do Elvis e enquanto eu não consegui comprar, eu não dormia, e quando dormia, eu sonhava que estava comprando, parece que sempre eu vejo algo novo do Elvis que eu não tenho, eu me sinto no dever de ir e adquirir, parece que a coleção nunca estará completa, sempre vai faltar alguma coisa”. Acrescenta Laerte.
É claro que depois do surgimento da internet, o ato de colecionar ficou mais fácil, já que ela pode dar a opção da versão digital de tudo, e traz praticidade na pesquisa e no acesso de qualquer tipo de item. Mas por que ainda continuamos a colecionar coisas físicas? Muito provavelmente mesmo tendo o arquivo físico, sempre será mais fácil achar o que queremos no computador.
Para o ‘Elvismaníaco’ como é apelidado Laerte, no fim de algum ponto, com o tempo o colecionador de itens físicos sejam como o colecionador de vinil é na atualidade. “Eu conversava por telefone, as vezes em orelhão e pedia um EP do Elvis pra alguma loja, o cara tinha que ter uma fitinha cassete, ia num aparelho três em um, colocava o vinil, gravava, colocava num envelope e me mandava, ai quando chegava em casa, era uma loucura. Então antes da internet era mais complicado, mas por outro lado era algo mais romântico sabe? Esperar, a ânsia de chegar, abrir e tudo mais. Hoje a gravadora do Elvis lança um negócio novo e amanhã já está na sua casa. A internet veio para facilitar mesmo”. Relata o colecionador.
Podendo ver o amor que Laerte trata sua coleção, e diz como era antes da internet, é possível notar que outro motivo que está ligado a colecionar é a necessidade do ser humano de se identificar com aquilo que gosta, materializar essa identificação nos itens da coleção, ajudando a tornar se tornar mais única na sociedade ou parte de um grupo social. Muitos também gostam de colecionar itens raros, pela diversão de procurar o item na internet, em outros países, e a sensação de recompensa quando finalmente consegue adquiri-lo, o que antes era difícil, pois já precisava viajar e ir à procura de uma forma mais difícil.

Laerte guarda algumas réplicas das vestes que Elvis usava em seus shows (Foto: Laerte Machado)
Comments